sábado, 31 de agosto de 2013

DDD - Bacco Nº15 - Vinificação em Tinto?


Duvidas Devidamente Degustadas
 
 Você sabe mesmo como um vinho tinto é elaborado, ótimo então vamos juntos nessa, se discordar me avisa.
O termo que usamos para explicar o conjunto de operações necessárias para elaborar um vinho é "vinificação"
Você concorda comigo que existe “vinificação” e “vinificação”, ou seja mais de uma maneira de elaborar um vinho.
Tudo vai depender do vinho que queremos ter no final, e isso tem a ver com a quantidade de práticas enológicas que introduzimos no processo.
Vinhos simples aqueles leves, frutados, bem feitos, vinificação correta e simples e pronto.
Vinhos encorpados, complexos, bem feitos, vinificação correta, repleta de práticas enológicas e pronto.
Sentiu a diferença?
Mas pronto mesmo, calma quase lá, vinificar é combinar ciência com experiência e arte, então além da tecnologia, temos o ser humano,o homem! peça importante, eu diria que fundamental para o resultado final.
Experiência e arte no mundo do vinho passa de pai para filho, de geração para geração, acredite e preste atenção nisso, conhecendo a tradição da família  erramos menos, e conseqüentemente bebemos bons vinhos com mais freqüência.  
A boa tecnologia está aí e deve ser usada é claro, mas não devemos esquecer que o grande vinho se faz no vinhedo, as demais operações que vamos ver em seguida visam manter a qualidade da uva, resultado do empenho e conhecimento do viticultor, ele é o cara!

 Colheita : toda atenção voltada para a maturação correta das uvas, a tal maturação fenólica, evita o excessivo “gosto herbáceo” e “ boca amarrada”
Uva bem trabalhada é sinônimo de vinho redondo e macio, o oposto representa vinho duro e áspero. Vinhos nobres têm suas uvas selecionadas à mão, e de preferência colhidas na fresca da noite.

 Desengaço : Separar os bagos dos cabinhos, os tais engaços, é a garantia de que o vinho não vai ter excesso de taninos, o que seria desagradável para o paladar final, boca seca e gosto de muito verde, ninguém merece..........
Nada de mandar tudo junto para a próxima etapa, sem pressa, muita calma.

 Esmagamento: Apertar é necessário, mas atenção com muito carinho nesse momento por favor, isso obrigado, apenas rompa a minha casca e deixe meu  precioso líquido fluir...... ( qualquer analogia é bem vinda)
Chegou a  hora da casca, do mosto e das sementes, todo juntos, se encaminharem para os tanques, não gostamos muito das bombas que nos empurram, preferimos descer livremente aproveitando a tal lei da gravidade, pena que nem sempre é possível.
Prefirimos os tanques de inox, modernos bonitos, cheios de recursos, mas se não der, pode ser de concreto ou de madeira mesmo, uma chance para as tradições................

 Sulfitagem : Oba, uma dose de SO2 e adeus às bactérias, ok sem exagero, o suficiente para eu não ficar oxidado, aquele gostinho de biotônico....

 Tudo pronto para a Fermentação, após um duro, difícil, mas compensador trabalho no campo, uma colheita linda, a preparação cuidadosa, agora vamos em frente, os riscos são bem maiores, proporcionais aos resultados.
Mas esta é um história para o próximo capítulo.......................................

 
"Nunc est bibendum", abra um vinho tinto hoje.
Até breve, Bacco a seu dispor

 Ref: Dirceu Vianna Junior, José Ivan Santos..........

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário