sábado, 24 de agosto de 2013

África do Sul - Regiões Vinícolas


É de 1973 a regulamentação das WO (Wine of Origin) as “denominações de origem” dos vinhos sul africanos. Mesmo não sendo, como não é, uma garantia total de qualidade, uma verdade em todos os países vinícolas, não deixa de ser uma referência, principalmente para quem não conhece mas quer se aventurar pelos vinhos de um país.
No caso específico da África do Sul,de um modo geral, com vinhos ainda pouco conhecidos por aqui, rótulos complicados (novidade!) e nomes esquisitos, a coisa pode ficar difícil, mas não uma razão para desistir, e as denominações podem funcionar como guias neste momento....
De uma maneira simples, podemos dizer que o mapa vinícola sul africano está dividido em regiões, distritos, e áreas (ward), do maior para o menor, do geral para o detalhe.
Maravilha, a partir daqui basta um pouco de atenção e algumas simples perguntas ao pessoal das lojas, e você está pronto para saber que:
A maior e principal região dos vinhos sul africanos atende pelo nome de “Coastal Region”, enorme, de frente para o mar, verdadeira testemunha do namoro entre o Atlântico e o Índico, nem sempre calmo é verdade, os navegadores portugueses que o digam, certo?
A cidade do Cabo é a referência desta região, e seus principais e mais tradicionais distritos atendem pelos nomes de Stellenbosch, e Paarl.
Que o distrito de Stellenbosch tem 7 áreas (wards) distintas, mas a força do seu nome é o bastante, e que Franchhoek e Wellington são as duas principais “wards” de Paarl.  
Ótimo, na próxima vez que você pensar em um vinho sul africano lembre-se disso, comece por uma destas regiões ,Stellenbosch ou Paarl.
Na primeira, terra de tintos, impera a Cabernet Sauvignon, ...na segunda o destaque entre as tintas fica com a Shiraz, mas aqui vale a pena experimentar um branco de Sauvignon Blanc, Chardonnay, ou Chenin Blanc.
A África vinícola é maior do que isso, mas eu garanto que já é um bom começo, e aí na medida que você for se ligando nos seus vinhos, visite os produzidos em Breede River Valley, Klein Karoo, e Olifants River.....

“Nunc est bibendum”, valeu?
Até breve, Bacco a seu dispor.

 Ref: José Osvaldo Albano do Amarante, Eduardo Viotti.....

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário