terça-feira, 1 de março de 2011

Sideways (entre umas e outras)

Alguém em sã consciência acreditaria em um país vinícola que arranca suas castas centenárias e as troca por outras em razão de um filme de Hollywood !

Pois é, os USA literalmente fizeram isso após o sucesso de Sideways ( entre umas e outras )
Azar da Merlot, sorte da Pinot Noir ! ( assistam ao filme !)
E que saber da verdade, apesar disso e muito mais, é bom acreditar neles, hoje considerado o mais importante país vinícola fora da Europa
Os USA só produzem (e consomem ! ) menos vinho do que França, Itália e Espanha, todos os seus 50 estados inclusive o Alasca plantam uva !
Acho que não consigo recomendar um vinho produzido no Alasca, mas da Califórnia ( 90% do vinho americano ) , e mais recentemente do Oregon (Pinot’s!) , não é tão difícil assim........
Coincidência..., ontem fui “apresentado” a dois ótimos Cabernets vindos direto dos USA, Jordan 2006 (Alexander Valley) e Silver Oak 2006 (Napa Valley)
Eles cultivam uvas há mais de 200 anos, mas o que vale mesmo são os últimos 20, 30
Ao melhor estilo americano, a história moderna do vinho nos USA é repleta de “factoides”:

- Robert Mondavi é mais conhecido até do que seus próprios vinhos, alguns fora de série (Opus One)
- Mencionar o Napa Valley nas conversas sobre vinho é de um charme irresistível, mesmo não conhecendo o local
- O julgamento de Paris virou “best seller” (leia), a Califórnia bateu Bordeaux e Borgonha ao mesmo tempo ! ( regras polêmicas dizem alguns)
- A Zinfadel virou uva nativa, onde fica a Primitivo nesta altura ?
- Varietal virou moda !, os primeiros a estampar o nome da uva nos rótulos.


E que tal os vinhos ?, ainda raros e caros aqui para nós, os USA produzem ótimos Cabernet Sauvignon’s (Napa), típicos Chardonnay’s (Sonoma), e surpreendentes Pinot’s (Oregon), e seus amados e adorados ( por eles ) Zinfadel, e muito vinho simples de baixo preço.

“ Se a Califórnia ainda não é a região vitícola preferida do mundo, certamente está destinada à sê-lo” (Ben Truman no New York Times / 1868 !)
E eles estão a caminho !!!...................
É isso, inclua na sua lista de compras vinhos americanos na próxima vez que for aos USA.

“Primum bebere; deinde philosophari”
Até breve, Bacco a seu dispor

Obs : O intervalo nas cepas brancas é devido à “provocação” de um grande amigo seguidor de Bacco
Factoide = Fato real ou inventado, divulgado com o objetivo de causar impacto, influenciar a opinião das pessoas..(Evanildo Bechara)
Thanks : Jancis, Larrouse,....

Um comentário:

  1. caro maru: eu estava atrasado na leitura de seus blogs. Voce está evoluindo muito! Começa a me lembrar um falecido médico, de texto fácil, antigo frequentador da Pensão Humaitá... Outro dia, um amigo meu, bebedor de Sta Helena reservado falou deste blog- veja que coisa. Eu falei que conhecia pessoalmente o autor... impressionei... deixe-me todavia dar duas contribuições ou, se os leitoores preferirem, expor-me aos experts . 1- sobre vinhos californianos: tomei dois cabernet sauvignon ( vicios andinos...) muito bons recentemente : um napa valley, chamado Stags Leap e outro ( não me lembro de onde, acho que sonoma ) chamado Hall. O Stags estava ótimo. E o Hall bom também.
    Segundo comentário: sobre a pronuncia do Riesling: eu sempre ouvi minha mãe dizer que o "e" depois do "i", "estica" o som do "i" e não do "s". Se isso é verdade, a pronuncia de "Riesling" seria Riisling e não Rissling. abraços. continue assim.

    ResponderExcluir