quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Amigos&Amigas nº1


 Amigos & Amigas !
 
Falta de inspiração, falta de idéias, branco total, nem um parágrafo, impossível teclar, perdido total, .......acontece com os melhores autores pelo menos uma vez na vida...!!, só a modéstia continua intacta, a solução foi pedir ajuda à publicações antigas. Escolhi  "Uvas" ( obrigado pela compreensão e apoio, espero voltar em breve, Bacco.)

 

 CABERNET SAUVIGNON

 
A grande Cabernet Sauvignon,! “CS” para os íntimos,no aperto vamos de CS,........ na dúvida vamos de CS,...........porto seguro para os inseguros,......saída honrosa em qualquer situação, não tem erro irmão  vamos de Sauvignon !
Todo mundo planta, todo mundo bebe, é a uva de maior prestígio no mundo do vinho, mas acho as coisas não são tão simples assim.
Pequena, escura, pouca poupa e muita casca, seus vinhos mais jovens costumam ser ásperos, secam a boca, descem arranhando, muitos desistem aqui “ vinho não é para mim, prefiro uma cerveja”, mais uma vítima da Cabernet Sauvignon !
É uma casta cheia de personalidade, os franceses a conhecem bem, o que não é um grande mérito, afinal ela se desenvolveu em Bordeaux, e lá eles costumam pedir ajuda para a prima tímida Cabernet Franc e a amiga charmosa Merlot, para todas juntas produzirem um vinho que em muitos casos pode ser considerado  ( e é) o melhor do mundo!
Ninguém do Novo Mundo perdeu muito tempo, todos produzem seus vinhos de CS , alguns conseguem ótimos resultados, outros ainda precisam aprender um pouco mais sobre esta uva de presença marcante.
Os californianos dominam bem, produzem muito, mas os vinhos raramente chegam até nós, e quando chegam na grande maioria são caros, neozelandeses e sul africanos, bem estes continuam aprendendo, nestes casos então você estará mais bem atendido com os australianos.
O Chile planta CS há mais de 100 anos ! e só por isso já merece todo o nosso respeito. Muitos dizem e eu concordo, os melhores CS fora da França são produzidos pelos chilenos. Os hermanos também vão bem, o marketing concentrado na Malbec não ajuda, em muitos casos o CS do mesmo produtor é superior ao seu badalado Malbec, pode crer, não acredita ? experimente, compare, e veja por você mesmo.
Quanto ao CS brasileiro, bem....beba um Merlot!
Agora, desconfie um pouco do CS muito barato, muito novo e sem nunca ter visto uma madeirinha sequer, a melhor combinação possível para um CS de qualidade com alguma complexidade, está entre os aromas frutados da cepa, seus taninos concentrados, e a contribuição da madeira. (barris novos de carvalho francês)
Sem isso ele pode não ser muito agradável, com isso ele pode custar ($) um pouco mais, sacou ?...............
Bons “Cabernet Sauvignon” em 2014 para todos nós!

 Primum bebere;deinde philosophari”
Até breve, Bacco a seu dispor...................................

Obs : Post original publicado em Jan/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário