quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Amigos & Amigas nº3


Amigos&Amigas

Indo em frente do jeito que dá, enfrentando as turbulências, tentando vencer o trauma do branco criativo, inspirador, da travada total, será o calor?, vamos de "estrelas brancas", aprecie e mais uma vez, obrigado pela compreensão


Entro no mundo das uvas brancas com a estatística martelando a minha cabeça.
Porque em um país tropical, cheio de sol, futebol, samba e carnaval, ( exagerei ?) só 20% dos cidadãos que  bebem vinhos, preferem o vinho branco ???
Será que estamos acostumados a subestimar os vinhos brancos com afirma Viotti ? Não acho.
Minha conclusão básica é a seguinte “ existe mais vinho branco ruim do que vinho tinto ruim!?” o que acaba  espantando a freguesia........o que você acha?
E por incrível que possa parecer logo a Chardonnay, a rainha das brancas, tem boa parcela de culpa nisso tudo ! 
Francesa famosa, a Chardonnay já foi sinônimo de vinho branco, muito em função da sua versatilidade e adaptabilidade.
Uva boazinha de fácil cultivo, permitiu abusos dos produtores, em especial do Novo Mundo, resultando em um vinho igual, sem personalidade, algumas vezes diluídos e muito sem graça.
Não foram poucas as vezes que me decepcionei com um vinho branco de Chardonnay, o que me levou sem dúvida a preferir sempre que possível um tinto..........
Felizmente e como sempre há exceções ! e algumas delas estão próximas de nós simples mortais
Além é claro da Borgonha e de Champagne  onde ela exibe todo seu charme, podemos encontrar alguns bons exemplares argentinos, chilenos e até brasileiros
A Austrália também é uma referência quando se fala de Chardonnay. Produz brancos madeirados,e também cortados com Sémillon. (Barossa Valey)
Os mais clarinhos ( amarelo palha ), mais aromáticos, são feitos para serem bebidos mais jovens, e apresentam aromas de frutas cítricas, abacaxi e frutas exóticas. Os de amarelo mais intenso (não muito, pode ser defeito) tiveram um breve contacto com o carvalho, são mais finos, podem ser guardados por mais tempo, e são mais opulentos, encorpados, ligeiramente amanteigados, mais gastronômicos...,gosto mais destes !
O comprovado sucesso dos nossos espumantes passa pela adaptação da Chardonnay ao nosso clima lá do Sul, há quem diga até que o Brasil deveria se dedicar aos espumantes e brancos, esquecendo os tintos, sei lá, quem sabe, me parece exagero....(acho que pelo menos a exceção é a Merlot)
Santa Catarina nas suas alturas, tem produzido brancos de Chardonnay elogiados, experimente um na próxima oportunidade

 
SAUVIGNON BLANC

Ame-a ou deixe-a para sempre, não tem meio termo.
Bem tratada produz os vinhos mais harmônicos quando se trata de combinar bebida e comida, até com salada de rúcula e agrião ela combina muito bem ! Quem mais conseguiria ?
Mal tratada passa a ser a maior responsável pela rejeição ao vinho branco, ultrapassa os limites da Chardonnay
Um vinho ruim de Sauvignon Blanc ( e tem muitos por aí ) é  simplesmente “muito ruim” , ácido e amargo, não tem como.......(acidez é a espinha dorsal de um vinho branco)
Um vinho bom de Sauvignon Blanc é simplesmente “ótimo” (equilíbrio entre álcool & acidez). Leve, frutado, refrescante, para ser tomado logo
“Me lembra o filósofo e pensador Rafael Pires, sábio pouco conhecido fora de Pindamonhamgaba onde viveu até os 82 anos “ o que é bom é bom, o que é ruim não presta “ ( Os Caminhos de Baco)
Os de clima mais ameno (NZ, AF ), sugerem uma explosão de aromas frutados, mas com boa acidez para não serem enjoativos, e um floral eloqüente !
Os de clima mais frio (França), apresentam frutas verdes, um gostinho mineral, e final longo e seco ( mais complexos)
Os chilenos que plantam de tudo ainda não chegaram lá , muito menos nós e os hermanos. Se tiver que escolher entre os 3 fique com os chilenos... (Vales de Casablanca, e San Antonio..)
A Sauvignon Blanc está se tornando a uva emblemática da Nova Zelândia, vale à pena investir um pouco mais ($$) e finalmente gostar de verdade de um vinho branco . (região de Marlborough)
Outra boa opção são os frutados Sauvignon’s da África do Sul (região de Constantia e Paarl)
Duas grandes castas, que merecem todo o respeito do produtor

 É isso....estrelas brancas......
“Primum bebere; deinde philosophari"
Nos vemos, Bacco a seu dispor................

Thanks : Viotti, João Roberto,Gasnier, Sergio de Paula Santos...

obs: Publicado originalmente sob o título "estrelas brancas" em Fevereiro de 2011. 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário