quinta-feira, 30 de agosto de 2012

"Scala Dei" (Escada de Deus).......Priorat!!!




Como já confessei aqui eu não sou a melhor pessoa para julgar, classificar, o que mais seja, os modernos vinhos espanhóis, me falta conhecimento, me falta “litragem”, mas mesmo assim eu faço uma aposta, a Catalunha de espírito livre, orgulho de cada catalão existente, se ainda não é ( não sei não!!), será em muito breve a região vinícola mais importante da Espanha, com Priorato e Penedès na linha de frente. Alguém quer contestar?







O Priorato, região que tinha mais habitante no tempo dos romanos do que atualmente, uma das mais influentes regiões agrícolas da era medieval, acabou esquecida por séculos, e agora está de volta!
Esta região catalã tem seu nome ligado à criação da ordem religiosa “Scala Dei” ( Escada de Deus) em 1163, um latifúndio feudal pertencente ao Prior, monge e mestre da ordem, daí o nome Priorato.
Com um terroir único, protegido por um anel de montanhas, verões quentes e invernos rigorosos, solo de ardósia ( licorella), um conjunto que proporciona entre outros fatores de qualidade, baixos rendimentos, e maturação lenta e completa das uvas, acaba por oferecer aos vinhos aí produzidos a oportunidade de se mostrarem de grande profundidade e intensidade com riqueza de aromas e sabores, e apesar dos 14% a 15% de álcool, este quase nunca é um intruso.
Quem melhor se aproveita disso tudo é a Garnacha/Grenache, sempre coadjuvante no resto da Espanha, aqui ela manda e desmanda, é a protagonista mas não egoísta, cede espaço para a Cariñena/Carignan e até para as francesas Cabernet e Syrah.
Os “cinco mosqueteiros” do Priorat, liderados por René Barbier – Clos Mogador, costumam ser responsabilizados pelo renascimento da região,( década de 80) com ele vieram os amigos Alvaro Palácios – Clos L’Ermita, Carlos Pastrana – Clos de L’Obac, José Luis Peres – Clos Martinet e Daphne Glorian – Clos Erasmus.
Os vinhos destes pioneiros senhores vejam só, hoje são considerados entre os melhores da Espanha e já não são mais para simples mortais ($$$$).
Portanto, acredite em mim, não perca tempo, preste mais atenção na Espanha, vá atrás dos vinhos do Priorato, os modernos, enquanto ainda é possível pagar por eles um valor decente para um vinho de qualidade....

“Nunc est bibendum”,siga a Escada de Deus
Até breve, Bacco a seu dispor

Thanks : Jancis, Johnson, Viotti, Lucki, André Dominé, Grande Larousse…..foto: Montserrat-Catalunha



Um comentário:

  1. Maru,
    Já fazia tempo que não visitava seu blog. Fizemos WSET2, em SP. Muito provável que não se lembre de mim, afinal, não sou conhecido neste "mundo dos vinhos".
    Muito interessantes as publicações no seu blog; confesso que algumas, mais densas, será um pretexto para eu voltar e ler e espero, como nesta matéria do Priorato ser instigado a degustar e talvez a concordar ou discordar ou propor ou simplesmente conhecer mais! Saúde e felicidades, abraço, Rodrigo Rodrigues (Sorocaba, SP)

    ResponderExcluir