sábado, 24 de dezembro de 2011

DDD_BACCO nº7 - Quercus.?!


Dúvidas Devidamente Degustadas

Madeiiiiiraaaaaa!

Bacco, pergunta gera nova pergunta, beber ou guardar tem relação com madeira? Porque carvalho? Qual a diferença entre o francês e o americano?O que eles acrescentam ao vinho?..........coisa e tal.
Muita calma neste momento, vejamos.....
Porque o carvalho, porque o Gordo & Magro, porque Pelé & Coutinho, porque Lennon & McCartney, porque Romeu & Julieta, Bia & Maru (ops!), podemos até tentar explicar mas é perda de tempo.......concorda?
Melhor é reconhecer e aproveitar
O Vinho & Carvalho têm este mesmo nível de cumplicidade.
O vinho se abre se entrega, cresce, amadurece, o carvalho oxigena, engrandece, aromatiza, perfuma, enobrece, ensina a envelhecer com dignidade.
Nossa atitude frente a um vinho cuja história de vida apresenta um intenso, íntimo, e bem sucedido relacionamento com o carvalho, é de total reverência.
A oportunidade de poder confrontar com seu aroma, seu perfume, seu corpo, sua textura, sua complexidade de sabores, sua elegância do começo ao fim da taça, é um privilégio para os curiosos como você, amigo perguntador.
Sabemos que nas mais conhecidas e famosas duplas da história, a competição interna sempre existiu, funcionando como mola propulsora para o sucesso, para o bem ou para o mal.
Entre o Vinho & Carvalho não poderia ser diferente, e neste caso cabe ao mestre vinhateiro com sua competência e sabedoria saber extrair o potencial de cada um e principalmente dosar as vaidades de ambos.
Quando isso acontece a bebida que se apresenta na sua taça é digna dos deuses, pode acreditar.
"Nunc est bibendum”, salve o “chêne rouvre francês”, o carvalho que melhor entende os temperamentais vinhos jovens.
Até breve, Bacco a seu dispor

Ref : “Os segredos do vinho” - José Osvaldo Albano do Amarante , respostas objetivas para todas as suas dúvidas e perguntas sobre madeira e vinho .

Nenhum comentário:

Postar um comentário