segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Papo com Bacco 1 ano - Tempo de lembranças


Sentado sozinho haveria melhor lugar
O meu vinho bebo sozinho
Ninguém a me incomodar
E eu nas idéias a viajar
(Goethe)

Caramba um ano! precisamente no dia sete de novembro do ano passado, depois de algumas idas e vindas, muitas dúvidas, receio, medo mesmo, eu colocava o blog no ar.
Quarenta e três postagens depois, um pouco mais de três mil acessos (se cuide Justin Bieber!), uma curtição só, muito bom, muito bom mesmo.
Peço licença para lembrar, comemorar e agradecer, o que de certa forma me leva até onde tudo começou...
“1975”, até então um grande bebedor de whisky barato (quase sempre bem escoltado pelo amigos “Celinho” e “Ivete”), recém formado, recém casado, filha recém chegada (Tati, muito bem vinda), justificativas mais do que aceitas para o “barato” aí de cima, correto ?
E não é que do nada, um belo dia surge lá em casa meu “irmão Caião” todo pimpão, baita bigodão, empunhando um exemplar espanhol, “Visconde de Ayala”,(influência do sangue da Regita acho) com o discurso na ponta da língua “chique é vinho e não whisky”.
Como naquela época recusar uma bebida, nem que fosse vinho, podia ser considerado pecado mortal, nós traçamos o tal Visconde...mas ficou nisso.
Foram necessários pelo menos mais 10 anos para que eu voltasse a prestar atenção nos vinhos, outros tempos,.... whisky de melhor qualidade, novos sócios (grande Wellington), .....mas a verdade é que o vinho estava definitivamente entrando na minha vida, ainda que eu não tivesse a percepção que tenho hoje sobre isso.
Junto com ele, um novo e grande amigo, verdadeiro parceiro das horas de Bacco, passados 25 anos, religiosamente eu e meu amigo Afonso nos reunimos para degustar um vinho, sempre na excelente companhia das nossas poderosas consultoras Bia e Andrea.
Muito além da comida, bom vinho se harmoniza com boas amizades, preste bem atenção nisso....
Já disse aqui mais de uma vez, o vinho é muito mais do que uma simples bebida, é história, é geografia, é cultura, é tradição, ele nos torna mais sábios, felizes aqueles que reconhecem isso (valeu Sergio de Paula Santos, que Deus te abençoe )
Muito obrigado a todos que me incentivam e que me dão imenso prazer ao participarem de um “Papo com Bacco”
“Nunc est bibendum”,mas não se esqueça, beba com moderação....
Até breve, Bacco a seu dispor...........

Obs: Acabo de voltar de um curso da “The Wine School”, aprender nunca é demais, mas seu estiver me tornando um enochato o culpado é o bigodudo aí do lado (Caio - 20/Jul/74)

3 comentários:

  1. Grande Maru,

    Um ano e quarenta e três postagens, parabéns! A viagem até aqui foi ótima. Você levou-me a explorar novos lugares, novos vinhos, novas uvas, maravilha. Estou pronto para novas descobertas, novos "experimentos," as novas postagens com certeza me levarão lá!
    Grande abraço.

    If God forbade drinking, would He have made wine so good?
    Cardinal Richeleu

    ResponderExcluir
  2. Maru

    Pena que nunca conseguiremos remontar o número de garrafas que já abrimos na sua companhia e da Bia. Com certeza foram muitas e nos mais variados locais. Em Jaguariaíva, em Caraguatatuba, em Curitiba, em Mariscal,na Grécia, na Turquia, na Itália,em alto mar,enfim... Quem sabe um dia, degustando alguma garrafa, estatisticamente, consegamos levantar um número aproximado.
    Feliz Aniversário ao Blog e sucesso ainda maior no próximo ano.

    ResponderExcluir
  3. Maru;
    conforme falamos,seu texto levou-me de volta para os bons momentos que vivemos, quando tomar almadén ou conde de Foucauld era um must.
    obrigado por estas boas lembranças e parabéns pelo aniversário do blog.

    ResponderExcluir