quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Bendita Harmonização - Pegando Leve (a pedidos)


“Vinho e Comida evoluíram juntos ao longo dos séculos, razão suficiente para respeitarmos algumas premissas básicas de harmonização”
Nota : mas sem deixar que elas nos dominem e tornem o prazer de comer e beber em um ato burocrático, mudo, menos colorido....ok?

Não há no mundo bebida que apresente um vínculo tão forte com cultura e história como o vinho, não há outro produto no mundo que expresse melhor suas origens culturais e geográficas
E é através desta onipresença do vinho na história e na cultura das civilizações, na sua capacidade única de personificar uma região ou uma época que nasce a primeira e mais fundamental regra ( não gosto muito desta palavra ) da harmonização
“Conheça um pouco da história e da cultura e respeite a sabedoria local, e aí então siga seus hábitos alimentares : o melhor vinho para a receita da região é o vinho da região. (simples assim)
Estes vinhos próprios(estates) são um verdadeiro reflexo de sua terra e cultura
São vinhos que além de discussões apaixonadas, guardam para si uma lealdade genuína por parte do seu povo.
É com base neste conceito que as chamadas “harmonizações clássicas” se sustentam, cada país tem sua listinha básica
É claro que, o que estamos falando aqui tem tudo a ver com o Velho Mundo, em especial França, Itália, Portugal e Espanha, força motriz da tradição enogastronômica do velho continente.
Em comparação com a Europa, história e tradições no Novo Mundo ainda estão sendo escritas, mas quase todos nós já sabemos por exemplo que com um bom “bife de ancho”, nada melhor do que um Malbecão encorpadão, não é não ?
Então, ao ir a um restaurante típico, pense em um vinho típico, se pedir um prato simples, peça um vinho simples, se optar por um prato mais elaborado , abra a oportunidade de beber um vinho de mais classe, claro que quanto melhor você “entender” o que está comendo ( modo de preparo ), mais fácil vai ser escolher o vinho, e pode acreditar, quando você acerta, não tem preço.
O caminho contrário funciona assim, se você já escolheu um vinho comprovadamente de alta qualidade, peça o que quiser para comer que ele agüenta.
Repetindo meu último “post”, tente, arrisque, erre, acerte, mas siga em frente, privilégio mesmo é você, (de frente para um prato de comida e uma taça de vinho), estar pronto para perceber, sentir, viver, a história, a cultura, e as tradições seculares, que fazem parte deste universo.
“Nunc est bibendum”, Pão & Vinho.... uma benção de Deus
Até breve, Bacco a seu dispor...

Thanks : Vincent Gasnier...

Nenhum comentário:

Postar um comentário