segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Ditadura da Harmonização - Diretas já!


Às vezes eu acabo não sabendo se saímos para beber, comer, curtir, ou para... harmonizar!!??

Hoje estou aqui para dizer que há muito exagero, muita balela, e até muito exibicionismo, tudo em nome e honra da bendita “harmonização”
Abaixo a tirania da harmonização, já comi o que não queria para ajustar a comida ao vinho, já bebi o que não gostava para fazer o caminho contrário.
Já me vi em um restaurante com tantas taças na minha frente que mal enxergava a minha companhia do outro lado da mesa !!
Diretas já!
O vinho certo para a comida certa é uma fonte enorme de prazer, ninguém discorda, mas quem é que determina o certo e o errado aqui cara pálida ??
Que vinho beber?, suas preocupações com as escolhas em um “jantarzinho em casa” são as mesmas que em um restaurante cheio e com o Maitre no seu cangote? Não !, mas deveria ser, qual é a diferença ?
“O certo para a carne que você escolheu é um Bordeaux tinto da Margem Esquerda”,preciosismo imenso, pura besteira, relaxe.....não é assim que a coisa funciona.
Paradigmas demais, papos científicos demais, jogo social demais, fique longe disso
Exerça o seu poder de escolha, se você acha que vai ficar bom, que você vai gostar da combinação, vá em frente, sem medo de ser feliz, este é o melhor começo.
E se der errado ? bom se você e só você percebeu isso, mais ninguém de plantão para dar palpite, maravilha, aprendeu mais uma, cresceu, evoluiu,........beleza mesmo, siga adiante.
Lembre-se “aprenda com os erros e jamais pare de errar” de um tal de Steve Jobs.
Se você assim como eu acredita que o melhor companheiro de uma boa carne, de uma boa massa, de um ótimo peixe, de um belo queijo, é um bom vinho, o vinho certo, o vinho quase certo, aquele vinho que você acha que é o certo, não importa, use e abuse da sua liberdade de escolha.
Depois de um tempo sem você perceber, aquelas suas decisões puramente intuitivas estarão algo mais balizadas, é você aperfeiçoando a arte de degustar, não só o vinho e nem a comida isoladamente, mas ambos em conjunto.
É como você já conhecesse as tais regrinhas básicas para uma boa combinação entre vinho e comida.
Tudo isso fruto do resultado dos seus erros, alguns micos, mas também da sua ousadia e coragem, da sua atitude, parabéns.
Aí meu amigo, é só desfrutar do imenso prazer que só uma comida e um vinho em plena sintonia, cada um privilegiando o potencial do outro, aquela sinergia para poucos, pode oferecer.

“Nunc est bibendum”, Diretas já
Ate breve, Bacco a seu dispor............

Um comentário:

  1. Opa, escrevendo direto da cidade maravilhosa ? Que "marravilha" !como diria o famoso Claude Troigos.
    em relação ao tema: não harmonizo nada. E agora com namorado que só pode tomar vinho branco..piorou. E agora ? rsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir