domingo, 7 de agosto de 2011

FATOR SAÚDE-( Reloaded)




saúde,cheers,santé,prost,salud,evviva..........!

Mesmo que não houvesse uma única pesquisa sequer sobre a relação do vinho com a nossa saúde, e há muitas acredite, ainda assim eu encontro mil razões para tal.
Você quer coisa melhor para a sua saúde do que a presença constante da boa companhia, a proximidade com aquela velha e eterna amizade, o ritual da confraternização, o jantarzinho a dois à luz de velas, a ida àquele restaurante fantástico, a comemoração com quem amamos, ou pela boa surpresa que não esperávamos, o sossego do leão, aquele momento só seu, você consigo mesmo, (não confunda com solidão por favor), aquela leveza da alma, aquela risada gostosa, uma mais que provável contribuição da segunda taça !.......
Todos estes são momentos de felicidade, uma saudável felicidade, e em muitos deles, a bebida, o vinho em especial, está lá emprestando sua agradável companhia, presente, não onipresente, já falei isso antes.
Preste atenção, em que situação um bom vinho vem à sua mente, e com que pretexto ele se insere no cenário desenhado por você, qual o papel que cabe a ele ? Captou?
Ok, antes de voltar para o início deste texto e para as tais pesquisas, veja o que o vinho tem e que faz parte da nossa dieta normal, água, açúcares, vitaminas, B1,B2,B6,B12, A,e C, mais potássio, cálcio, fósforo, zinco..etc e claro álcool etílico, portanto não esqueça nunca a moderação.
Embora o vinho não costuma ser a bebida de referência da imensa maioria dos alcoólatras, “take care yourself”
Aliás, vinho e moderação andam juntos há muito tempo , em todo o mundo apreciador da bebida, o consumo “per capita” nas últimas décadas caiu pela metade, a famosa troca do muito pelo só apenas o bom
O provador de vinho prima pela busca da qualidade em detrimento da quantidade, aliás uma característica inerente aos bons bebedores de vinho !
E as pesquisas Bacco??, ok,ok, elas estão aí, e a medida que estes estudos vão sendo realizados por cientistas de todo o mundo, o vinho vai subindo na consideração médica.
Hoje a classe médica acredita que o vinho quando consumido moderadamente é benéfico à saúde,ele atua como ansiolítico, como vaso-supressor,como diluente do mau colesterol e combate os radicais livres.
Tem mais, os tais “polifenóis do vinho” protegem o coração, o fígado, e podem ajudar no combate ao Alzheimer ( eu particularmente nunca esqueço de tomar a minha taça !)
Acha que acaba por aqui, então segura essa, o “Journal Sexual Medicine” publicou recentemente um estudo italiano que aponta o maior libido sexual nas mulheres que bebem vinho regularmente . Participaram do estudo cerca de 800 mulheres italianas entre 18 e 60! A região pesquisada foi a de Florença e o vinho de referência o Chianti, claro. ( bom vinho por sinal ! )
Satisfeito com essa companheiro, então abra sua garrafa e “viva as italianas”!

“Nunc est bibendum”, um Chianti per favore !
Bacco a seu dispor

Thanks : José Ivan Santos, Revista de Vinhos, blog: Bebideria – Tragos e Causos

Obs : esta belezura de cerejeira está em frente à minha varanda, lá embaixo na pracinha, qualidade de vida companheiro...................
Obs : Postado originalmente em Ago/2011

Um comentário: