quinta-feira, 30 de junho de 2011

Edição Extra - Grátis...



De graça ?
(no free lunch...)


Concursos, premiações, pontuações, ranking, eles estão aí e fazem parte do mundo do vinho, não tem como mudar isso...
Olhando com bons olhos, eu diria que eles (alguns) até guardam uma relação com a qualidade do vinho, mesmo levando em consideração toda a subjetividade inserida nestes julgamentos, sem mencionar a força do marketing sempre presente
Eu assumo que às vezes me deixo levar por uma premiação ali, outra pontuação aqui, um ranking então me dá até “comichão”!
É por isso que resolvi interromper nossa viagem por Portugal para comentar um “ranking” publicado em uma das nossas boas revistas de enogastronomia: “ 100 rótulos que valem a pena beber”
Separei os 44 tintos até R$ 200,00 divididos pelas suas faixas de preço ( os outros são brancos, rosés, espumantes e doces..), e pelo menos 4 fatos me chamaram a atenção, três gratas surpresas e uma pequena desconfiança..
Olhando por país, é Portugal quem tem o maior time, 12 ao todo, em linha com que eu disse em um post passado, eles estão entre nós...... e agradando cada vez mais ( primeira grata surpresa)
Há cinco brasileiros na lista !, eu acho um número bastante expressivo (segunda grata surpresa)
Quase não há chilenos???, apenas 2, acho muito estranho...( primeira desconfiança...)
O tinto do ano segundo a revista é um português, o Tapada do Fidalgo Reserva 2008, típico alentejano vinificado à partir de Aragonês,Trincadeira e Alicante Bouschet ( terceira grata surpresa)
Sabe de uma coisa, agora fiquei com vontade de mencionar aqui no blog, quais são os outros portugueses e os brasileiros da lista... e lá vai :
Até R$ 50,00, bom custo benefício...
Rapariga da Quinta 2008, provei um apresentado pelo meu amigo Afonso, muito gostoso....vai nessa
Vinha do Putto 2009, da Bairrada c/ uvas portuguesas e francesas mescladas....não conheço ainda
Entre R$ 50,00 e R$ 100,00, ainda razoável.....
Crasto Superior 2007, ótimo vinho, a Quinta do Crasto é um dos bons exemplos do Douro moderno, se lembra dos Douro Boys ?
Luis Pato Vinhas Velhas 2007, o Luis é um dos enólogos mais respeitados de Portugal, domina a casta Baga como ninguém
Vadio 2005, outro feito com a uva Baga, vale a pena tentar...eu vou
Entre R$ 100,00 e R$ 200,00, já estamos falando de vinhos que precisam mostrar para que vieram...coisa de gente grande.....
Quinta das Bageiras Garrafeira 2005, outro vinho produzido à partir da uva Baga !, interessante....
Roquette &Cases 2006, intenso, ótimo corpo, um Esporão no Douro ( 15% de álcool, uau !)
Colinas de São Lourenço Private Collection 2005, mescla interessante de Merlot,Touriga e, e, Baga !
Pequeno São João 2008, outro português que pede ajuda para uma casta francesa, Syrah neste caso, mesclada com Touriga e Aragonês
Apegadas Quinta Velha Grande Reserva 2007, outro Douro legítimo
Herdade do Rocim Olho de Mocho Reserva 2007, um alentejano que também pede ajuda da Syrah
Herdade do Esporão Syrah 2008, ótimo varietal, a casta Syrah está muito bem adaptada no clima quente do Alentejo, este Herdade tem muita tipicidade além de boa elegância ...
Os brasileiros mencionados pela revista são o “Pequenas Partilhas Carmenèré 2009 da Aurora, o Aurora Reserva Tannat 2009, o Merlot Reserva Pizzato 2006 (recomendo experimentar) e o Dal Pizzol Touriga Nacional 2009, todos até cinqüentão e o quinto um pouco mais caro, é o Pizzato DNA99, 2005 (R$110,00), um Merlot de impacto, vou abrir o meu na sequência......pode apostar
Interessante ver além da Merlot, para mim a uva mais bem adaptada às condições gaúchas, uma Tannat, uma Touriga, e até uma Carmenèré ancorando bons vinhos nacionais, legal mesmo.
Ok, matei a vontade de ler, comentar, (e beber) um ranking, é assim, ruim com eles, pior sem eles................
Não se acanhe, vá por ele também, na próxima vez escolha uma indicação destas...

“Nunc est bibendum”, eu vou de Pizzato DNA99 Merlot
Bacco a seu dispor

Obs : Estes vinhos fazem parte da lista de centenas de vinhos degustados ao longo de 2010 e 2011 pelos colaboradores da mencionada revista..muito mais do que o blogueiro aqui foi capaz no mesmo período ...

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bom, de marketing eu entendo um pouco e confesso que me deixo levar, mesmo assim, por premiações, rankings e afins!
    Boa lista essa aqui..e preços compatíveis com uma novata em termos de vinho.
    Vou provar...
    bjs

    ResponderExcluir