segunda-feira, 10 de março de 2014

"DM" - Dia da Mulher


Mulheres, Mulheres, Mulheres,.....................

Não publiquei nada novo desde o ano passado, e o Carnaval passou! Daqui a pouco é Páscoa,....é o ano correndo como um velocista de 100m.
Nessa minha idade, “a 3ª”, “a melhor”, ou aquela em que eu não preciso ( e não posso) perder tempo com o que não gosto, ...o que for,  isso é um perigo.
Então mãos a obra, coração e mente abertos, motivação em alta, e que tal, paladar afiado!
Eu não podia escolher melhor data para voltar do que o dia em que o mundo considera como “Dia Internacional da Mulher”.
Apesar de já ter dito aqui nessa mesma data em anos anteriores, que eu particularmente vis a vis a postura da mulher na sociedade atual, não enxergo ou valorizo a necessidade de uma data específica, (lá em casa todo dia é dia da mulher), a data tem seu significado e ajuda pelo menos aos mais esquecidos a importância delas nas nossas vidas...
Bem, como nesse blog nós procuramos falar de e sobre vinhos ( mais do que qualquer outra coisa...) eu resolvi prestar minha homenagem às mulheres na pessoa da Jancis.
Fui até uma livraria comprei “Confissões de uma Amante de Vinhos” e li em um fôlego só.
Lógico que a idéia era ir além do “Como degustar Vinhos” do  “Atlas Mundial do Vinhos” e conhecer um pouco da mulher por detrás desses ensinamentos técnicos.
Sendo um inglesa ela procurou caprichar no senso de humor,  e a leitura é leve e fácil na maior parte do livro,  “senso de humor inglês”, naturalmente, dá para entender?, mas é nítido o esforço dela para agradar, característica mais comum na mulher do que nos homens em geral, certo?
O começo duro, de pouca relevância, de situações discriminatórias, de cenários machistas, aparece em vários momentos, mas também estão lá claramente, a delicadeza junto com a determinação, sonho junto com a certeza da vitória, afinal estamos falando de uma mulher!
Jancis também nos mostra em várias passagens como conciliar marido, filhos, carreira, alternando sensações de frustração e de sucesso....em geral uma experiência muito mais próxima das mulheres do que de nós homens.
E finalmente ela fala, explica, e nos ensina um pouco mais sobre o mundo do vinho e sobretudo sobre as pessoas inseridas nesse mundo, com astúcia, e sensibilidade, sutil ou direta, com total discernimento sobre os distintos cenários,....mulher naturalmente!
Enfim, .....parabéns Jancis, parabéns mulheres, o meu respeito para todas vocês!

 
“Nunc est bibendum”, agora só me resta abrir um grande vinho.....
Até breve, Bacco a seu dispor.

Um comentário:

  1. Maru, muito bom receber um post seu. Senti falta, estava com saudades! Grande abraço

    ResponderExcluir