sábado, 3 de novembro de 2012

Ribera e o moderno vinho espanhol

Falam por aí que eu tenho alguma diferença com Rioja, acho que não, até porque como já disse antes, não conheço o vinho espanhol para tanto, mas até onde consigo chegar me empolgo mais com os “Prioratos” e os “Riberas”.Já passamos pelo Priorato no "post" “Scala Dei”, agora vamos de Ribera Del Duero.....reconhecida por muitos como a grande rival da respeitada e tradicional Rioja.
Até ontem Ribera às margens do Duero não era nada, alguns poucos pioneiros, cooperativas voltadas para a máxima produção e para atender as necessidades da vizinha mais poderosa.
De repente, mostrou sua cara e passou a reivindicar seu lugar ao sol (literalmente) no novo cenário vinícola espanhol.
Sua força vem dos seus robustos tintos, sua base, adivinha ? quem pensou Tempranillo acertou, fácil essa né não? Afinal estamos na Espanha!
Acontece dizem as más línguas, que a Tinta del País, nome da dita cuja por estes lados, adora seu “terroir” e retribui a hospitalidade com uma entrega mais generosa, mais intensa, se mostrando mais voluptuosa que sua “prima gêmea” (existe isso????) rainha da vizinha Rioja.
Outro detalhe, os hermanos daqui têm menos preconceito quanto às castas francesas do que os hermanos de lá, sabe onde né? e a Cabernet Sauvignon é cultivada sem medo de ser feliz, além do maior uso de carvalho novo e nobre diga-se de passagem, e o resultado aparece logo e pode ser visto ( e até bebido ) no Vega-Sicília, no Pesquera, no Pingus, e em outros vinhos mais fáceis, mas sem perda de qualidade!
- “Pálidos, corpo médio, quase magros, boa complexidade aromática, buquê rico em perfumes e aromas evoluídos, final longo e elegante............”
- “Escuros e carnudos, taninos potentes, fruta e sabor intensos, estruturados e concentrados........”
Qual descrição lhe dá mais água na boca, mais confiança no taco, maior desejo de beber?
Seja qual for sua escolha, você corre alto risco de estar bem servido de vinho, acontece que eu prefiro o segundo.
Será que eu tenho mesmo alguma diferença com a Rioja, continuo achando bobagem, parece mais intriga da oposição, pode acreditar......

“Nunc est bibendum”, salve o grande rio Duero/Douro
Até breve, Bacco a seu dispor

Ref: Viotti, Jancis, Amarante, André Domine,....

Nenhum comentário:

Postar um comentário