terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Phylloxera Vitifoliae??!!


Ou, ao contrário do “Desafio de Paris” a vez que americanos e franceses se entenderam numa boa.

Esta inocente vespinha aí do lado é a tão terrível quanto famosa “filoxera”.
No final do século XIX com angustiante simplicidade , uma leve picadinha na raiz da videira, ela arrasou os vinhedos da Europa.
No inicio do século XX a grande maioria dos vinhedos do Mundo tinha sido atacado pelo bichinho.
A filoxera tem passaporte americano, partiu de lá para espalhar o terror no velho continente começando pela França naturalmente.
Ironicamente foram as próprias videiras americanas, as salvadoras do pedaço, explico.
Simplificando, a espécie de videira européia, a conhecida Vitis Vinífera, produz as uvas certas para os vinhos de qualidade, porém com raízes sensíveis à picada do inseto ( a ferida provocada pela vespa não cicatriza, inflama, e mata a planta..)
A espécie de videira americana, Vitis Labrusca, Vitis Riparia...., produz uvas de mesa docinhas, sucos ótimos, e.... vinhos medíocres, mas com uma raiz que não toma conhecimento do bichinho, legal né?
Daí nasceu a solução ( após muito estudo é claro ), fazer um enxerto com as duas espécies, pé americano e caule europeu.
A videira americana incapaz de oferecer vinhos de qualidade, foi promovida a “porta-enxertos” com atuação em quase todo o mundo vinícola, beleza de solução.
Aí você me pergunta, o que o Chile tem que ver com isso ? Não é dele que estávamos falando?
Pois é, o Chile (salvo raríssimas pequenas exceções ) é o único país produtor de vinhos a salvo da filoxera, vocês se lembram das tais barreiras naturais, então esta é a explicação.
Quando não se tem enxerto, o plantio é chamado de “pé franco”, nesta condição as videiras vivem por mais tempo, e segundo alguns especialistas, apresenta mais vigor do que as enxertadas
Ponto para os vinhos chilenos!
Após a devastação dos vinhedos franceses, estes decidiram não mais plantar a Carmenère, estas renasceram aonde? No Chile é claro, que assumiu sua paternidade e deita e rola na fama dos seus vinhos, únicos por sinal.
Ponto para os chilenos, again! (baita inveja....)
“Nunc est bibendum”, um Carmenère por favor....
Até breve, Bacco a seu dispor

Ref :”Conheça Vinhos” – Dirceu Vianna Jr. / José Ivan Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário