terça-feira, 17 de janeiro de 2012

"Um bacione Itália"


Viva 2012! Bacco voltando de umas merecidas férias, praia do Mariscal (SC), abençoada, obrigado mãe Natureza, mas as preocupações continuam, vem aí o Carnaval!

Enquanto isso, chegando para dizer até, até logo Itália, bons vinhos, boa mesa, lindas paisagens, moda, design, marcas famosas, gente bonita e elegante, que mais poderíamos pedir.....
A cada vez que eu olho detalhadamente este mapa aí ao lado, o meu respeito por este país aumenta na proporção que descubro novas histórias, novos vinhos e novas harmonizações.
O solo italiano é coberto por vinhas! o vinho é verdadeiramente parte integrante da cultura e também da alimentação diária deste povo, isso é maravilhoso, divino até.
O italiano bebe algo como 50 litros de vinho por ano, e quase sempre come junto, e bem, muito bem....
Só para comparar a paixão deles pelo vinho, nós bebemos 2 litros por ano. (a boa notícia é que estamos progredindo)
E para lembrarmos de alguns que ainda não mencionamos nesta viagem, vamos lá atenção.
O excelente espumante lombardo Franciacorta, que tal uma taça na saída do San Siro após um show do Pato, (sonhar é sempre permitido) sentadinho em um bar de uma das muitas praças de Milão a capital da rica região da Lombardia, ( independente do Berlusconi)
O Lambrusco, ah o Lambrusco!, quase que venerado por aqui, (o livre gosto é um direito do cidadão em uma democracia....) um dos símbolos da industrial Emília - Romagna.
Sendo industrial, paisagem não é seu forte, mas a mesa meu irmão! ....., tagliatelle a bolonhesa, a mortadela, o sorvete, o bife à parmegiana, hum!!, o presunto e o queijo de Parma, fantásticos. Não resista, aproveite.
Dizem que o apelido de Bolonha é “la grassa” ( a gorda), não deve ser por acaso.
O grande centro, Úmbria, Marche, Lazio, Abruzzo, Molise, como não poderia deixar de ser, também produz vinhos de todos os tipos, a grande maioria de uvas nativas pouco conhecidas, e até agora pouco difundidos por aqui, com algumas exceções é claro
O Orvieto da Úmbria, onde está a Assis de São Francisco ( talvez um nobre apreciador)
O romano, leve e descompromissado Frascati, que vai sempre precisar da paisagem a sua volta , uma Fontana di Trevi ajuda muito, e da sua imaginação, Sofia,Claudia, Gina.. nos seus melhores momentos por exemplo...(Bacco está ficando idoso...)
O branco das Marche é o Verdicchio dei Casteli de Jesi e o tinto de Abruzzo é o muito bom Montepulciano d’Abruzzo
Dá para ficar aqui por mais uma semana, mas tenho que partir, para as ousadias no Novo Mundo quem sabe, acho que vou para o Chile, espero que todos vocês me acompanhem

"Nunc est bibendum", um bacio Friuli-Venezia-Giulia, terra do meu saudoso avô Frederico (Trieste), saudades!!!
Até breve, Bacco a seu dispor.

Thanks : Eduardo Viotti (Folha), José Osvaldo Albano do Amarante, Vincent Gasnier, ............Frederico Marussig

Nenhum comentário:

Postar um comentário