sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Qual é o seu Estilo ?


Por onde devo começar se quiser avançar um pouco nessa moda atual de ser um “conhecedor” de vinhos ?
Que tal esquecer este papo de “moda”, no mínimo um perigo para os bolsos mais desavisados ?
Para todos que apreciam e bebem vinho com alguma freqüência, e acham que têm algum tipo de dificuldade para escolher o vinho, seja na loja ou no restaurante, um pouco de conhecimento, e muita curiosidade, não só ajuda nestes momentos como principalmente é decisivo para o seu prazer de beber.
Por onde começar então?
Que tal pelos diversos estilos de vinhos, e daí para aqueles que você gosta mais !
Quando um produtor escolhe a localização do vinhedo, o tipo de uva a ser plantada, o método de elaboração e assim por diante, ele está definindo o “estilo” do vinho que ele quer fabricar
Hoje a diversidade de produtores e marcas é tão grande que chega a ser desconcertante, se você sabe identificar os estilos de vinho que você mais gosta, então tudo fica mais fácil na hora da decisão.
Use este conhecimento para aprender ainda mais e aos poucos ampliar seus horizontes
Não acho que haja regras claras quando se trata de encontrar seu estilo, é mais uma questão de gosto pessoal, experiência adquirida com o tempo, diversão, e muito vinho bebido naturalmente !
Vou literalmente roubar duas classificações de vinhos por estilo para você analisar ( bastante semelhantes por sinal)
Segundo Vincent Gasnier um “master sommelier francês podemos ter:
“Brancos leves e refrescantes – Vinhos leves, secos,versáteis,para ser apreciados sozinhos ou como complemento de pratos leves”
“Brancos suculentos e aromáticos – Vinhos de corpo médio, que enchem a boca, podem ter sabores cítricos,florais,e até de grama!,ou sabores mais doces de frutas, mas ainda sim secos.”
“Brancos encorpados e opulentos – Vinhos espessos e longos, muito rico em sabores e fragrâncias sedutoras, com acidez balanceada.”
“Tintos vibrantes e frutados – Vinhos leves e vibrantes que agradam em qualquer ocasião, de um bufê de verão a um jantar requintado, são perfumados e elegantes.”
“Tintos suaves e maduros – Vinhos suaves e muito harmoniosos, abrigam clássicos de todas as regiões vinícolas, são os “diplomatas dos tintos”
“Tintos densos e ricos – Vinhos escuros com complexidade multidimensional de sabores, e aromas intensos.”

E aí entendeu ?
Aqui vai outra classificação, esta apresentada pelo Eduardo Viotti, jornalista autor do “O mundo do vinho”, coleção Folha
“Brancos secos leves – Vinhos jovens, acídulos e frescos”
“Brancos secos encorpados e até aromáticos – Vinhos mais intensos, untuosos, de maior alcoolicidade e potência”
“Brancos secos barricados – Vinhos da elite mundial dos vinhos claros.”
“Tintos leves de pouco tanino – Vinhos leves fáceis de tomar, a grande maioria da produção vinícola mundial, de consumo imediato.”
“Tintos encorpados de pouco tanino – Vinhos com maior corpo e até com grande intensidade de cor, mas pouco tanino. A cara do Novo Mundo.”
“Tintos de grande corpo e taninos pungentes – Os classificados como vinho de guarda, aqueles que bem condicionados podem ser guardados por 10 anos ou mais ...”
Obs : Os espumantes, rosados,brancos doces, e licorosos vamos deixar para mais tarde, ok?, uma definição para tanino também, prometo.
Voltando aos estilos, eu acho que é preciso mencionar que o investimento ($) segue a ordem apresentada !! correto ?
Em todos os sentidos literalmente, tanto por parte de quem elabora o vinho como quem o bebe.
Um branquinho descompromissado, leve, refrescante, de uma maneira geral vai pesar menos no seu bolso do que um “brancão barricado”, o mesmo vale para os tintos. E não é só uma questão de qualidade, há bons vinhos em todos os estilos, mas uma questão de complexidade.
Por sinal, complexidade em um vinho é algo que se entende melhor na medida em que você se aprofunda na arte de degustar a bebida.
O estilo do vinho está tão claro no rótulo quanto no preço ? eu diria que não, rótulos inclusive são um caso à parte.
No entanto haverá sempre alguém que possa te ajudar se você estiver disposto a perguntar, e não há nada errado nisso. Nas lojas especializadas, nos restaurantes, e até nos supermercados, lá está o profissional pronto para tirar suas dúvidas básicas. E Bacco também é claro!
Depois disso, é só beber e apreciar, experimente, arrisque, compartilhe e principalmente divirta-se, com o tempo você vai desenvolvendo suas habilidades, seus sentidos, e seu prazer.
É isso companheiros e companheiras, volto em breve e não se desesperem, aguardem “Qual seu Estilo II” e atenção

“Primum bebere, deinde philosophari”
Nos vemos, Bacco ao seu dispor....................

Nenhum comentário:

Postar um comentário