domingo, 24 de julho de 2011

E pizza mano!?


Como é que fica ?
“Valeu irmão, esfria, vamos chegar lá.”

Está certo, acho que me empolguei um pouco com “Queijos & Vinhos”, um entusiasmo extra, quase uma apologia à dupla, acho ela divina, mas claro que não é a única dupla de “super heróis da enogastronomia”, tem muitas outras por aí, inúmeras.
Quando se trata de Comida &Vinho o céu é o limite (lá vou eu de novo.....)
Tem muita técnica e muito conhecimento nisso, mas papos sobre harmonização algumas vezes acabam virando verdadeiros tratados filosóficos.
Outro dia alguém usou (e abusou) da matemática para explicar o resultado de uma harmonização entre Comida & Vinho.
Seguinte, preste bem atenção no raciocínio do eleito.....
Quando a combinação é perfeita é como se 1 + 1 fosse igual a 3 ! uau ! (pobre professor Ramiro....)
Quando a combinação é correta é como se 1 + 1 fosse igual a 2 ! ufa ainda bem....e
Quando a combinação não funciona é como se 1+1 fosse menor do que 2 ! de novo !
Traduzindo a matemática do tal eleito, o que ele quis dizer é o seguinte:
1 + 1 = 3 quando o prato e o vinho combinam perfeitamente, os dois aumentam de valor, os dois melhoram, um contribui para que o outro se supere e vice x versa, uma combinação vitoriosa.
1 + 1 = 2 quando o prato e o vinho não brigam, não se estranham, tipo cada um na sua, ambos mantém sua integridade original, ambos mantém sua proposta inicial, menos mal.
1 + 1 < 2, quando algo de errado aconteceu, a dupla desafinou, não se entendeu, partiu literalmente para a ignorância, e neste caso um deles infelizmente vai se dar mal.
É preciso levar o texto acima na boa, a verdade verdadeira é que quando você pede um prato, escolhe um vinho para acompanhá-lo e os dois se comportam como se conhecessem há séculos, pimba ! como diz um conhecido meu “ uma explosão de sabores”
E a pizza mano ?
Ok, lá vai, doa a quem doer, nem pizza com guaraná,(boa propaganda certo?) nem pizza com chopp, (mania, hábito,..qualquer coisa) pizza combina mesmo é com vinho.
Legal mano, eu até já andava esperto para isso, mas que vinho?
Dando um desconto para a verdadeira história, pizza é sinônimo de Itália, (alguns acham que é de São Paulo) e até por isso a combinação mais genérica seria com um bom vinho italiano, o Chianti sai na liderança, um vinho com enorme capacidade de se combinar com massas e molhos vermelhos, mas tem também o Dolcetto, o Nero D’Avola, o Valpolicella, o Bardolino.....
Aliás, o Dolcetto D’Alba vem da mesma região onde dizem, foi fundada a primeira pizzaria da história “Port’Alba” ( a segunda foi no Brás certo mano ?)
Hoje em dia, 90% do vinho bebido em todo o mundo é novo, (o mundo tem pressa! ) ou seja, é do ano da colheita, jovem e robusto, fresco e bem vivo, explodindo aromas primários e se você ainda não tem aquele vinho para chamar de seu, e sem medo de atropelar a matemática ( 1+1=2 certo?) escolha um com este perfil para acompanhar sua pizza predileta.(post Qual seu perfil "the end", lembra?)
Pegou essa mano ?
Na próxima ida à sua pizzaria predileta, com os amigos, família, sempre em boa companhia, não deixe por menos, convide um bom vinho para fazer parte da festa......

“Nunc est bibendum”, hoje pizza com vinho tinto, valeu mano......................................................................
Bacco a seu dispor..........................
Thanks : Wine (A essência do vinho), Adega,.............Amy Winehouse(!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário