A Espanha está entre os 3 maiores produtores de vinho do mundo, é o segundo maior exportador só atrás da França,tem uma história vinícola riquíssima, repleta de simbologias e tradições que perduram até os dias de hoje, mas pelo menos no meu íntimo vive um paradoxo.
Pergunte a um simples mortal apreciador de bons vinhos qual o melhor vinho da Espanha, e ele logo dirá, Vega Sicília é claro, e o segundo? hum..... pera aí,........não sei não me lembro!É claro que eu não estou dizendo que a Espanha é um país de um vinho só, um absurdo, a realidade é outra bem diferente, mas que a dificuldade existe ela existe , ...pelo menos na minha mente......., e na sua não ? pois então a partir de agora vamos tentar superar isso definitivamente, sem medo de ser feliz, sem muito sofrimento e de preferência na presença de bons vinhos espanhóis.
A Espanha é um país em que para qualquer direção que se olhe o que se vê é uma imagem muito forte , toureiros e touradas, flamengo e castanholas, separatismo basco, línguas e dialetos em profusão, paella!!, e mais, Cervantes, Gaudí, Picasso e Miró, Dalí e Buñuel, Almodóvar e Garcia Lorca, Plácido Domingo e Carreras............... o Barça, Alonso, Nadal, ufa !!!!
No mundo do vinho não é muito diferente, o terceiro maior país da Europa em extensão tem vinhedos plantados por todo seu território, é a nação com a maior área de vinhedos do globo, são 1,16 milhão de hectares de vinhas!!!
Razão mais do que suficiente para termos vinhas desde em semi desertos áridos e quentes até regiões frias e úmidas, e por conseqüência uma grande diversidade de estilos
Vamos atrás destes vinhos, região por região, contando com a ajuda dos universitários, até breve então
“Nunc est bibendum”, nos vemos na Rioja......
Até breve, Bacco a seu dispor...............
Ref : Viotti, Amarante, Jancis, Hugh, José Ivan Santos,....
Nenhum comentário:
Postar um comentário