Devagar companheiro, não é bem assim, acontece que durante o curso nós temos um capítulo sobre “spirits”, o “S” do WSET pegou? E aí bateu aquela vontade de falar um pouco sobre um velho parceiro de uma época que já passou.
Spirits são destilados, de fruta (cognac) de cana (cachaça, run) de grãos (vodka, gin ), e assim por diante, sem entrar em maiores detalhes....
Sem dúvida alguma o mais conhecido, mais complexo, mais famoso “grain spirit! é o nosso velho conhecido “Whisky”
Sim, nosso velho conhecido sim, não conheço um “enófilo entusiasmado”, um fino e educado “apreciador de bons vinhos”, até um “expert em vinhos” que naquele momento (raro) de mais intimidade não fale com saudades daquele bom e velho whiskyAcho até que alguns por uma razão ou outra, idade, pressão da sociedade por menos álcool, ou qualquer outra coisa parecida, acabaram se transformando em “bebedores enrustidos de whisky”.
Eu confesso que hoje aos 60 raramente dou minhas talagadas, reservo estes momentos para ocasiões especiais como o encontro com velhos amigos do passado por exemplo....(abraço Celinho, grande Douglas), amigos estes que também podemos dizer, hoje em dia estão algo assim como mais “conservadores” em relação ao velho destilado (spirit), dá para entender?
Depois do curso, refletindo um pouco sobre as diferenças de perfil entre os “novos apreciadores de vinhos” dos “antigos amigos do whisky” percebo que ( com rara exceções ) estes últimos não tinham um décimo da preocupação que os primeiros têm sobre conhecimentos básicos em relação à sua bebida favorita. Será uma questão de faixa etária?
Hoje em dia parece que todo mundo entende um pouco de vinho, ou pelo menos gostaria de, não acho que seja assim com o whisky.
Com base nesta particular constatação, ainda que possa ser limitada para alguns, deixo aqui minha singela contribuição sobre os destilados, whisky em especial.
- whisky é produzido à partir de cereais em grãos que ao contrário das uvas têm grande quantidade de amido insolúvel que durante o processo precisam se tornar solúveis
- este processo é conhecido como “malting” , ok? olha o malt aí!
- na Escócia são elaborados dois tipos de whisky, o “malt whisky” só de cevada maltada destilado em alambiques, e o “grain whisky” de cevada maltada e de outros grãos, destilado em destiladores contínuos.
- é difícil encontrar um “malt whisky” com menos de 10 anos, mesmo que não venha especificado no rótulo
- os “Single Whiskies” são na verdade produtos de uma mesma destilaria, é essa a definição correta. Os Single Grain Whiskies são raros, os Single Malt Whiskies são maioria entre os whiskies de alta qualidade
- Os Single Malt são mesclas de whiskies de várias idades, mas todos procedentes da mesma destilaria!! A idade do rótulo é a do whisky mais jovem da mescla
- O Blended Whisky é um produto de 2 ou mais destilarias, ok?
- Há 3 tipos, Blended Malt Whisky, Blended Grain Whisky, e Blended Scotch Whisky, uma mistura dos dois primeiros.
- O Blended Scotch Whisky representa a grande maioria dos whiskies vendidos no mercado, ao pedir um “scotch” se não for paraguaio é este que você vai beber, geralmente uma mistura de malt e grain.
Bacco e o Bourbon?, calma amigo este é um outro capítulo, fica para outra oportunidade“Nunc est bibendum”, um scotch please............
Até breve, Bacco a seu dispor
Nenhum comentário:
Postar um comentário