domingo, 24 de junho de 2012

Rapidinha - Breve história do Vinho IV


Tem por fruto rubis,
Carregada de cachos que encantam o olhar,
De lápis-lazúli são seus galhos.
Deita frutos à vista desejáveis[...]

“Hipótese de Noé” – A origem do vinho limitada a um só lugar.....pouco provável.
Noé, filho de Lameque, Matusalém, Enoque, Jaled, Malalel, Cainan, Enos, Sete, Adão.....DEUS!
Uma linhagem mais do que nobre sem dúvida alguma, segundo o Gênesis, Noé o servo eleito do Senhor teria sido o primeiro agricultor a cultivar uva, ponto para a origem do vinho!
Passado o Dilúvio, quando as águas baixaram, sua mais do que famosa Arca atracou no Monte Ararat, depois de desembarcar a bicharada, Noé começou o cultivo da terra e plantou a vinha!
Quem disse que as lendas não estão aí para você acreditar nelas, aproveite mais esta.
Antigo Testamento, Capítulo 9º do Gênesis, “ E tendo bebido vinho embriagou-se e apareceu nu em sua tenda. E Cam,tendo visto a nudez de seu pai, saiu fora a dizê-lo a seus dois irmãos”
A Bíblia trata este episódio de muitas maneiras, todas de forma desproporcional e com certo exagero.
“ Noé amaldiçoou seu próprio filho Cam e o condenou a gerar a parte inferior da raça humana, os Cananeus”
“ A embriaguez de Noé constituiu a “Segunda Queda do Homem” após a desgraça de Adão a “Primeira Queda””,...logo o servo eleito do senhor, viria a sucumbir à primeira tentação, seu próprio vinho, ninguém é perfeito neste mundo!
Alguns afirmam que Noé foi vítima do desconhecimento dos efeitos do álcool, sei não!
Sua transgressão, se você assim entende a lambança de Noé, está lá, imortalizada por Michelangelo, no teto da Capela Sistina.
Vejo apenas como uma embriaguez supervalorizada, a primeira de muitas que seriam lembradas no curso da história do vinho até os dias de hoje, você se lembra da sua companheiro?
Dando uma folga para a Teologia, é interessante observar que a Bíblia de alguma forma contribui para a tese de que o vinho realmente teria nascido na região do Cáucaso, o Monte Ararat fica próximo às montanhas Tauros, a leste da Turquia onde certamente cresciam videiras silvestres e o vinho deveria ser produzido.
Então não se fala mais nisso, quando Ciência e Religião estão de acordo, e nem sempre é assim, quem somos nós simples mortais apreciadores de um bom vinho para duvidar da sua origem. correto? Feito, vamos em frente.
‘Nunc est bibendum”, salve Noé.
Até breve, Bacco a seu dispor....

Ref : Hugh Johnson(ilustração, poema), Rod Philips.- foto "Iluminura do séc.XV"

Nenhum comentário:

Postar um comentário