quarta-feira, 20 de abril de 2011
PÁSCOA ! Ovos;Bacalhau...e Vinhos !!!
“Bacalhau é peixe, mas é tão diferente dos seus irmãos que poderia ser outra coisa qualquer, sei lá ?”
Não existem regras para combinar bacalhau e vinho, mas não se engane, eles se entendem muito bem, é preciso apenas ter cuidado nas escolhas.
Com a receita na mão, a sua, da sua mãe, da sua vó, da vizinha, da revista,....não importa, aí então podemos escolher o parceiro ideal
É só uma dica, receitas mais leves, vinhos mais leves,(brancos), receitas mais pesadas, vinhos mais intensos (brancos e tintos)
Utilizando uma escala de leveza (corpo) algo imperfeita, temos na seqüência : vapor, fervido, frito (óleo neutro), salteado ( azeite, manteiga), grelhado, assado, ensopado (molhos)
Obs: leveza não se mede em “calorias” ok?
Para as 3 primeiras técnicas, de corpo leve, o ideal seria um branco leve, sem passagem por madeira, pois é, não fique triste se não gosta de branco : palavras de um importante (algo frustado) sommelier de SP “ indico sempre um branco, mas 9 entre 10 pedem tinto”
Com os próximos 3 já podemos pensar no nosso favorito vinho tinto, oba !, porém ainda sem exageros, não muito encorpado, pesado....(vai ficar amargo)
Sobrou o ensopado ( há quem goste ), e aí sim fique à vontade, coloque bastante molho na receita e abra aquele tinto escuro, alcoólico, cheio de taninos (lembra ?)
Como bacalhau é coisa de português ( pelo menos eu acho ), seria legal se você escolhesse vinhos da “terrinha” para acompanhar o seu
Para os mais leves, que tal um vinho Verde especial e original da região do Minho ao norte de Portugal. Os bons usam a uva Alvarinho e só, esqueça o Casal Garcia e o Gatão por favor....
Os brancos da região do Douro e do Dão também são boas opções, um pouco mais encorpados, pesquise nas lojas especializadas.....
Para os pratos com mais corpo, podemos então escolher um legítimo português do Alentejo ao sul de Portugal, feito com uvas Trincadeira, Aragonês e Castelão ( leia o rótulo com atenção )
Se você ainda sim não consegue largar do seu chileno preferido ( todos têm um ), eu sugiro que pelo menos ele seja feito da uva Pinot Noir, no máximo, mas bem no máximo um Merlot, ok?
Para os ensopadões estão liberados os Sauvignons e Malbecões !!
E por fim, a data merece, escolha um bom bacalhau, um da espécie Gardus Mohua ( o verdadeiro bacalhau da Noruega, peço perdão aos patrícios neste momento de admiração nórdica...)
Ok?, tudo certo ?
Tudo ótimo, mas e que faço com Ovos de Páscoa ?, bem neste caso compre também um vinho do Porto (bom) e pronto aí está a combinação certa para o fim de festa........
Uma grande Páscoa para todos nós e sempre que possível que seja comemorada em família
É isso então, “nunc est bibendum”
Até breve, Bacco a seu dispor......
Obs: Páscoa e bacalhau, uma tradição que chegou com a família real portuguesa ao Brasil
Thanks : Adega, Larrouse, Jancis,Edinaldo Pires.....
Assinar:
Postar comentários (Atom)
adorei o post e as dicas, tio!!
ResponderExcluira tati me passou teu cel, mas lendo aqui já consigo me virar!! :) rs
beijão e nos vemos no feriado!
Uma boa Pascoa para todos voces "Mestre Baco"...prometo levar ja em maio vinho alvarinho " palacio da brejoeira"...e para a dona beatriz levarei ovos moles, um doce tradicional da minha região. muita saude e felicidade para todos vos. ate breve....
ResponderExcluirAguardamos você em breve
ResponderExcluirBacco
SExta-Feira santa!!!
ResponderExcluirEstamos preparados bacalhau grelhado.
Com um vinho português do Alentejo.
Beijo,Bia