Como já confessei aqui eu não sou a melhor pessoa para julgar, classificar, o que mais seja, os modernos vinhos espanhóis, me falta conhecimento, me falta “litragem”, mas mesmo assim eu faço uma aposta, a Catalunha de espírito livre, orgulho de cada catalão existente, se ainda não é ( não sei não!!), será em muito breve a região vinícola mais importante da Espanha, com Priorato e Penedès na linha de frente. Alguém quer contestar?
O Priorato, região que tinha mais habitante no tempo dos romanos do que atualmente, uma das mais influentes regiões agrícolas da era medieval, acabou esquecida por séculos, e agora está de volta!
Esta região catalã tem seu nome ligado à criação da ordem religiosa “Scala Dei” ( Escada de Deus) em 1163, um latifúndio feudal pertencente ao Prior, monge e mestre da ordem, daí o nome Priorato.
Com um terroir único, protegido por um anel de montanhas, verões quentes e invernos rigorosos, solo de ardósia ( licorella), um conjunto que proporciona entre outros fatores de qualidade, baixos rendimentos, e maturação lenta e completa das uvas, acaba por oferecer aos vinhos aí produzidos a oportunidade de se mostrarem de grande profundidade e intensidade com riqueza de aromas e sabores, e apesar dos 14% a 15% de álcool, este quase nunca é um intruso.
Quem melhor se aproveita disso tudo é a Garnacha/Grenache, sempre coadjuvante no resto da Espanha, aqui ela manda e desmanda, é a protagonista mas não egoísta, cede espaço para a Cariñena/Carignan e até para as francesas Cabernet e Syrah.Os “cinco mosqueteiros” do Priorat, liderados por René Barbier – Clos Mogador, costumam ser responsabilizados pelo renascimento da região,( década de 80) com ele vieram os amigos Alvaro Palácios – Clos L’Ermita, Carlos Pastrana – Clos de L’Obac, José Luis Peres – Clos Martinet e Daphne Glorian – Clos Erasmus.
Os vinhos destes pioneiros senhores vejam só, hoje são considerados entre os melhores da Espanha e já não são mais para simples mortais ($$$$).
Portanto, acredite em mim, não perca tempo, preste mais atenção na Espanha, vá atrás dos vinhos do Priorato, os modernos, enquanto ainda é possível pagar por eles um valor decente para um vinho de qualidade....
“Nunc est bibendum”,siga a Escada de Deus
Até breve, Bacco a seu dispor
Thanks : Jancis, Johnson, Viotti, Lucki, André Dominé, Grande Larousse…..foto: Montserrat-Catalunha